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Inbound Marketing: como usar para aumentar o faturamento?





Quase que diariamente nós (como consumidores) somos bombardeados com anúncios dos mais variados produtos e serviços. Muitas vezes, tais publicidades chegam em momentos em que não estamos preparados para adquirir aquele item ou nem sabemos que temos um problema que demanda investir naquilo. Nesses momentos, apenas ignoramos a mensagem da empresa e seguimos com a vida.


Entretanto, a empresa investiu (e, às vezes, investiu muito) para aparecer para a gente. Aquela “interrupção” em nosso cotidiano custou muito dinheiro e a gente sequer notou a existência dela. Tendo em vista esse cenário que surgiu o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração. Nesse conteúdo explicamos o que significa esse conceito, qual sua importância e como aplicá-lo.



O que é inbound marketing?


Como citado anteriormente, trata-se de um marketing de atração, no qual, não é a marca que vai até o cliente e, sim, o consumidor que chega na empresa. E como é possível fazer isso? Por meio de conteúdo de qualidade.


O conteúdo de qualidade é pautado pelas principais dúvidas do cliente e potencial cliente, bem como informações relevantes e novidades da área de atuação da empresa. A ideia, com a criação desses materiais, é atrair visitantes para o site e demais perfis da empresa. Com a produção constante, os visitantes tornam-se recorrentes e as empresas usam “iscas” (materiais ricos, como ebooks e infográficos) para convertê-los, ou seja, pegar seus dados e, desta forma, transformá-los em leads.


Os leads devem ser nutridos, por meio de uma automação (normalmente de email) para que avancem no funil e efetuem a compra. Mesmo após virar consumidor, o inbound reforça a importância de manter a criação de conteúdo relevante a fim de encantar o cliente e torná-lo promotor da marca.



Por que fazer? Qual a importância do inbound marketing?

Existem diversos fatores que reforçam a importância de implementar o marketing de atração. Podemos destacar quatro principais razões para usar essa estratégia:


1) Encurtar ciclo de vendas: por estar mais informado, ter sido nutrido com dados, o cliente fica mais preparado para investir, o que diminui o ciclo de vendas e otimiza o tempo da equipe comercial.


2) Mensuração de resultados: é possível visualizar, em tempo real, quais conteúdos estão atraindo mais visitantes e/ou convertendo mais leads, bem como quais temas ajudam mais na conversão em vendas. Essas informações são muito poderosas para aprimorar os números e, consequentemente, aumentar o faturamento.


3) Diminuir custos: além de ter potencial de dobrar e até quadruplicar o número de visitantes no site, por exemplo, o inbound é uma estratégia com um custo muito menor do que o outbound.


4) Consolidação da marca: o conteúdo de qualidade não apenas atrai visitantes qualificados e cria um gatilho de reciprocidade (afinal, a marca está “ajudando” o usuário com aquelas informações), mas também mostra a empresa como autoridade no assunto, isso ajuda a construir confiança e consolidar a marca.


Como aplicar essa estratégia para aumentar o faturamento?

- Etapa de Atração: procure ver quais conteúdos serão postados no blog e redes sociais que têm mais potencial de atingir o público desejado. Use estratégias de SEO para conseguir com que os artigos postados sejam encontrados pelos motores de busca.


- Etapa de Conversão: defina quais materiais ricos (como ebooks, infográficos, aulas ao vivo e etc.) poderiam ser utilizados para captar os leads. Use botões com CTAs (call to actions) adequados.


- Para virar Venda: construa comunicações segmentadas para os contatos captados (leads). Nutra esses potenciais clientes com conteúdos alinhados com os interesses deles e direcione as comunicações para produtos/serviços que você ofereça e que tenham relação com o que eles pesquisaram.


- Crie promotores da marca, Encante: mesmo depois de vender, continue enviando conteúdo alinhado com o interesse do consumidor, faça com que ele veja valor na empresa e se torne promotor da marca.


Precisa de ajuda para traçar uma estratégia de inbound marketing personalizada para sua empresa? basta mandar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br


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