top of page

Marketing Digital: principais conceitos e vantagens



Estamos cada vez mais conectados e isso não é nenhuma novidade. É muito difícil ter alguém que não role o feed do Instagram pelo menos uma vez por dia, se informe pelos aplicativos de notícia e/ou busque saber mais sobre determinado produto/serviço (e até tema) usando o Google.


Tal conectividade fez com que mudássemos nossa maneira de agirmos como consumidores e, obviamente, “obrigou” as empresas a se adaptarem a essa nossa realidade também. Assim surgiu o marketing digital (mkt digital).


O que significa marketing digital? Quais são as melhores maneiras de atingir o cliente atualmente? Respondemos essas perguntas no conteúdo de hoje.


O que é marketing digital?


Ficou claro que as marcas precisaram adaptar suas estratégias para obter melhores resultados, mas o que isso significa efetivamente? Marketing Digital - grosso modo - contempla as mais diversas estratégias pautadas em canais usados online.

Para deixar isso ainda mais claro, é importante dar um passo atrás. Quem estuda comunicação (e os empresários mais antenados) estão acostumados a ouvir falar sobre os 4Ps do marketing, certo? Tais Ps dizem respeito a Produto (o que será vendido. Pode ser um serviço também), Preço (por quanto o item será comercializado), Praça (onde será realizada a venda desse item) e Promoção (como tal item será divulgado para ser vendido).


No caso do Marketing Digital, acrescentamos mais 4Ps (totalizando 8). São eles: Pessoas (o poder está na mão do consumidor, ele precisa ser conquistado não só pelo item que será vendido, mas também pela marca que está vendendo), Processos (o sucesso do consumidor está pautado em uma jornada otimizada e, para isso, é essencial aprimorá-la constantemente), Posicionamento (cliente não compra mais só o item, compra a marca e só vai investir em empresas que tenham conexão com seus valores) e Performance (uma das melhores coisas do digital é conseguir rastrear e mensurar todas as ações a fim de aprimorar os resultados).



Os principais conceitos no marketing digital


Além dos 4Ps adicionais que é importante levar em consideração, dentro do marketing digital existem alguns conceitos que são amplamente citados em praticamente todas as estratégias usadas. Nesse sentido, é essencial conhecê-los.


Persona: trata-se de um perfil muito mais detalhado que o público alvo. Não há apenas delimitação de uma faixa etária, gênero e região, por exemplo, há especificações relativas a hábitos, costumes, interesses, entre outras coisas. Seria quase como se criássemos um personagem.


Lead: são potenciais compradores. Pessoas que a empresa tem o contato direto e tem chances de fechar negócio.


Funil de vendas: etapas que o consumidor percorre desde antes de saber que precisa de determinado produto/serviço até depois de comprar.


Landing pages: páginas de destino dos anúncios com foco em captação de leads.


CTA: chamada para ação, botões que direcionam a ação do leitor da persona para seguir pelo fluxo de vendas.


Fluxo de nutrição: automação de conteúdo, normalmente email, que ajuda a "aquecer" o lead, levando ele para os próximos estágios do funil de vendas.



Vantagens de fazer marketing digital


A principal vantagem está, com certeza, relacionada à análise e mensuração. O marketing digital permite que o gestor tenha muita clareza de quais ações estão fluindo melhor e quais precisam ser repensadas. O detalhe é tamanho que é possível, inclusive, notar a diferença de resultado em termos mais minuciosos, como tipo de criativo e/ou copy que trouxe mais retorno dentro do mesmo anúncio/campanha.


Entre outros pontos, também é válido citar a interação como um ponto bastante positivo no marketing digital. A comunicação - no digital - é mesmo uma via de mão dupla, não é só a empresa falando e as pessoas absorvendo, há troca, interatividade.


Precisa de ajuda para implementar o marketing digital na sua empresa? Basta mandar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br e solicitar um orçamento sem compromisso.




10 visualizações0 comentário
bottom of page