Será que gestão de conteúdo nas redes sociais é suficiente para ter resultado? Ou será que a minha empresa deveria investir em Google Adwords? O digital é suficiente ou devo complementar com ações offline? O planejamento estratégico responde todas essas perguntas e ajuda a direcionar o marketing da sua empresa. Entenda melhor nesse conteúdo.
Qual a importância?
Avaliar o ambiente para traçar as melhores ações traz uma garantia maior de sucesso na empreitada. Independentemente do porte ou segmento da empresa, saber priorizar canais e otimizar recursos, por exemplo, é essencial para alcançar resultados efetivos. Além disso, o planejamento poderá dar uma visão holística, integrando marketing à operação.
Etapas do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é composto de três momentos: estratégico, tático e operacional. A etapa estratégica será totalmente direcionada pelos objetivos da empresa. Qual a missão da organização? O que ela visa atingir naquele período? A ideia é responder essas perguntas. Já a parte tática está relacionada às ações. O que será feito para atingir esses objetivos? Por fim, a parte operacional descreve as ações de maneira mais detalhada, definindo responsáveis, cronograma, tarefas específicas e etc.
Como fazer?
Se você viu nosso texto sobre planejamento de marketing já tem uma boa ideia do processo (caso prefira, temos ele na versão vídeo também). A diferença entre planejamento estratégico e planejamento de marketing é que o primeiro estará muito mais relacionado ao negócio como um todo e poderá, inclusive, direcionar o segundo, que é mais focado em ações no âmbito da comunicação.
Precisa de ajuda para traçar um planejamento estratégico eficaz para sua empresa? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br . Nosso objetivo é tornar o marketing acessível para todas as empresas, entregando um planejamento que atenda às necessidades e caiba no bolso. Nosso propósito é atender o pequeno e médio empreendedor auxiliando em sua jornada pela comunicação.
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