Agência de comunicação – para quem é leigo – soa como um sinônimo de agência de marketing e agência de publicidade. Entretanto, cada uma delas tem suas particularidades. Quer entender melhor as diferenças para conseguir selecionar a melhor para seu negócio? Confira nosso conteúdo de hoje.
Agência de publicidade
Esse é – provavelmente – o termo mais abordado. Esse tipo de agência é responsável pelas ações que envolvem mídia. Em outras palavras, esses profissionais negociam espaços em veículos (ou seja, canais de comunicação, como TV, Rádio, Revista, Sites e etc.), fazem a ponte entre esses veículos e os clientes e produzem os conteúdos (artes e copys) que serão divulgados nesses locais.
Agência de comunicação
Além de ser capaz de fazer essas negociações de mídia, a agência de comunicação também pode ficar responsável por planejar ações institucionais e de endomarketing do cliente. Seu escopo de atuação é um pouco mais abrangente. Isso significa que podem traçar comunicações para alinhar pontos com colaboradores, podem planejar conteúdos informativos para serem divulgados nas redes sociais, além – é claro – de implementar ações mercadológicas, ou seja, direcionadas para venda. Para entender um pouco melhor o que significa uma estratégia mercadológica, institucional e administrativa, confira esse nosso conteúdo: Estratégia de marketing: o que é? Como implementar? (basta clicar aqui).
Agência de Marketing Digital
Esse tipo de agência tem sua atuação focada no mundo online. Ela pode criar e desenvolver sites, gerenciar campanhas de Google Ads , produzir conteúdo para redes sociais, relacionar-se com os seguidores, gerir SEO, monitorar os resultados no Analytics , entre outros
Agência full service
Adicionalmente ao escopo citado na agência de comunicação, esse tipo de agência pode desenvolver sites, automatizar o marketing digital, promover eventos, criar embalagens e executar ações promocionais em pontos de venda.
Agência de relações públicas
Essa agência pode ser confundida com a agência de publicidade. Afinal, seu papel também é fazer a ponte entre veículos de comunicação e o cliente. Entretanto, há uma grande diferença entre elas. A agência de publicidade NEGOCIA espaços, ou seja, paga para estar efetivamente em algum canal. Já a agência de RP CONVENCE os veículos a abordarem o conteúdo que seu cliente disponibilizou. Isso significa que não há um investimento direto no canal, há uma produção de conteúdo que será vista como interessante em determinados veículos. Desta maneira, a marca aparecerá na mídia em função desse conteúdo e não porque pagou espaço publicitário. Nós, aqui da EntreLinhas Marketing, nos definimos como agência full service, com o foco um pouco mais direcionado para o digital. Além disso, possuímos parceria com excelentes agências de relações públicas. Isso significa que estamos preparados para traçar as melhores estratégias de comunicação para a sua empresa. 😉 Caso queira receber um orçamento sem compromisso, basta enviar um email para cnontato@entrelinhasmarketing.com.br
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