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Como avaliar o resultado em Marketing?

Uma das principais vantagens do Marketing digital (quando comparado ao offline) é a capacidade de medir as ações que estão sendo realizadas.

Como você sabe, por exemplo, que aquele spot no rádio deu retorno? Um caminho talvez seria avaliar as vendas no período de vinculação da promoção. Entretanto, ainda não há certeza da eficácia.

Já nas ações digitais é possível “trackear” o caminho do usuário, saber como ele “caiu” no seu site, o que ele colocou no carrinho de compras e etc. Tudo isso auxilia no replanejamento das ações e valida os resultados em marketing.

Temos números mais claros, tirando a subjetividade das ações.

Agora, a dúvida é: o que avaliar? Existem tantos números disponíveis que fica difícil avaliar o resultado da ação. O objetivo do texto de hoje é ajudar a direcionar o olhar para os resultados mais estratégicos, que irão trazer retorno para a empresa.

Quais métricas avaliar para o resultado em Marketing?

As métricas avaliadas devem estar totalmente relacionadas ao planejamento da empresa. Quais são os objetivos? A ideia é aumentar a venda de determinado produto? Ou será preciso aumentar a base de clientes? A estratégia que direciona as métricas que devem ser avaliadas como resultado em Marketing.

Caso o objetivo seja tornar a marcar mais conhecida, uma boa maneira de avaliar o retorno é verificar o número de visitas no site. Sendo ainda mais detalhista: verifique de onde estão vindo esses visitantes. Avalie, por exemplo, se as ações executadas em redes sociais que estão aumentando o fluxo ou se é a campanha de adwords, por exemplo.

Se a meta é aumentar a base de clientes, é bastante importante verificar o custo por aquisição de cada lead. Você fez determinada ação com “isca” (material rico) para as pessoas de cadastrarem. Quanto custou essa ação? Quantos leads foram conquistados? Para avaliar se esse valor está bom ou ruim, compare com o seu ticket médio de venda. Se você realizar uma venda, terá o retorno do valor de quantos leads? Se o retorno for alto, a sua ação teve um bom resultado.

Agora, se a ideia era aumentar as vendas de determinado produto e foi feita uma campanha focada nisso, a avaliação é bem mais objetiva. Quantas unidades deste produto eram vendidas antes da ação? Quantas unidades foram vendidas durante a ação? E após a ação? Avaliar todos esses números ajudará a entender qual foi o retorno do investimento na campanha e qual foi o impacto desta campanha.

Com que frequência devo avaliar o resultado em Marketing?

Novamente, não existe uma única resposta para essa pergunta. Você pode avaliar ao final de cada campanha, mensalmente, trimestralmente e etc. Tudo dependerá do período que você precisa para planejar e replanejar. O essencial é que você avalie periodicamente e que faça essa avaliação antes do novo planejamento. Os resultados obtidos devem interferir diretamente nas novas ações propostas.

O objetivo é sempre aprimorar os resultados obtidos.

Está com dificuldade de planejar ou executar as ações de Marketing em sua empresa? A EntreLinhas pode te ajudar! Formatamos pacotes personalizados, de acordo com as necessidades e objetivos de cada cliente. Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br e saiba mais.

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