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Como planejar o marketing digital da sua empresa

Definir os objetivos e o passo a passo para atingi-los é o segredo para o sucesso das empresas no Marketing Digital.

Para iniciar o marketing digital na sua empresa é imprescindível traçar os objetivos que se quer atingir e planejar como irá executar as ações nos próximos períodos. Os leigos na área podem ficar um pouco perdidos nesse começo e, por isso, seguem três passos importantes que devem ser seguidos:

  1. Avalie o que sua empresa tem feito em termos de Marketing Digital

Algumas vezes a resposta pode ser “nada” e não se assuste com isso. Esse universo é muito novo. Entretanto, procure avaliar como tem funcionado o funil de vendas, ou seja, quantos possíveis clientes são atraídos e quais, efetivamente, efetuam uma compra. O caminho percorrido até a venda no marketing digital é: visitantes > leads > oportunidades > clientes. Nesse sentido, faça as seguintes perguntas: como você está atraindo clientes para a sua empresa? Quais estratégias estão fazendo? Depois que esse cliente é atraído, como você conquista os contatos dele? O que você faz quando está com essa base em mãos? Depois de enviar uma proposta, qual o passo a passo da sua equipe de vendas? E os clientes dentro da casa, o que vocês fazem para eles efetuarem mais compras com vocês?

  1. Trace os objetivos de marketing digital

Ao analisar as atitudes da sua empresa em cada etapa do funil, você deve ter notado pontos de melhoria de acordo com o desempenho de cada item, certo? Se a resposta for afirmativa, você está no caminho certo. Agora basta formalizar os alvos que deverão ser atingidos no próximo ano, semestre ou trimestre. Você não precisa fazer um planejamento anual, mas é necessário ter clareza de onde quer chegar. Um exemplo de objetivo é obter mais leads qualificados, afinal, é matemática: quanto maior o número no início do funil, maior a conversão.

  1. Comece o trabalho

O objetivo, por si só, parece muito abstrato de ser atingido, então é preciso tangibilizá-lo em meta e transformar em projetos. Tais projetos, por sua vez, serão desdobrados em atividades. Esse passo a passo ajudará a enxergar o caminho que deve ser percorrido e colocar prazos para executá-lo. Se o propósito for gerar leads qualificados, por exemplo, a meta pode ser “aumentar a base em 35% no próximo semestre” e as atividades desse projeto serão: definir uma oferta para atrair os leads, criar uma landing page para auxiliar nas conversões, promover a oferta para a base, anunciá-la em redes sociais, fazer campanha de Adwords, contratar uma assessoria de imprensa (entre outras opções) e, depois, fazer um fluxo de nutrição para os leads captados.

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