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Mídia indoor e mídia OOH: como mensurar?

É possível validar resultados de mídia indoor e mídia OOH? Como mensurar ROI e demais dados para se certificar da efetividade da campanha nesses locais? O que é preciso fazer? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.

O que é mídia indoor e mídia OOH?

Antes de seguirmos para as métricas e formas de avaliação, é necessário entender o que são esses tipos de mídia. Mídia indoor, por definição, é um ponto de mídia localizado em ambientes fechados. Tais mídias podem estar em elevadores, salas de espera, recepção e demais ambientes com o objetivo de informar, entreter e entregar anúncios para o público. Já a mídia OOH (Out of Home) é a publicidade instalada em ambientes urbanos, como pontos de ônibus, ruas e etc.

Como traçar um plano de mídia indoor e OOH?

Assim como em qualquer planejamento de marketing, o passo 1 é entender quem é seu público e onde ele está. Qual o seu perfil de cliente ideal? Quais conteúdos esse potencial cliente consome? Quais lugares ele costuma frequentar? Quais são os possíveis trajetos que ele faz rotineiramente? Essas perguntas ajudarão a nortear seu plano de mídia. Se, durante a análise, você entendeu que seu potencial cliente frequenta muito os prédios comerciais da região da Faria Lima e volta pela Eliseu de Almeida para casa você já consegue ter um bom direcionamento de onde inserir suas campanhas. Nesse caso, você poderá usar a mídia do elevador de alguns desses prédios comerciais da Faria Lima e complementar com alguns anúncios de relógio da Eliseu, por exemplo. Desta forma, você estará reforçando o impacto da sua marca (sem mencionar, é claro, no planejamento de mídia 100% digital – via redes sociais e Google, por exemplo).

Como mensurar mídia indoor e mídia OOH?

Existem formas ultra tecnológicas de realizar essa análise, que vão desde o uso de wifi da região até leitura – por meio de câmera – do rosto. Essas tecnologias (algumas ainda em análise) necessitam de um investimento maior e tem um certo grau de complexidade. A maneira mais simples de executar a análise é com CTAs (call to action) customizados por mídia. Você pode criar uma landing page direcionada para as peças que vão para a mídia indoor, outra para as peças que vão ser usadas na mídia OOH e uma terceira para as campanhas nas redes sociais. Nessas peças, chame o público para algum tipo de ação nessas landing pages. Tal ação pode ser deixar os dados para baixar algum material exclusivo, por exemplo. Isso fará com quem você consiga avaliar qual mídia está trazendo mais retorno. É interessante focar na captação de lead, assim você tem um primeiro dado mais palpável (Custo por lead|CLP) e pode aquecer esse contato (com automação de conteúdo) para gerar conversão em venda. A conversão que irá te gerar o ROI (retorno sobre investimento).

Precisa de ajuda para traçar uma campanha e planejamento de mídia eficazes? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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