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Massificação: prejudica a comunicação?

Massificação, por conceito, é quando um item, antes restrito, torna-se disponível para todos. Será que essa prática prejudica a comunicação? O que as marcas devem fazer? Confira nossa análise nesse conteúdo.

Massificação na atualidade

Um filósofo contemporâneo, Byung Chul Han, traz – em sua obra – uma análise bastante interessante de nossa sociedade. Grosso modo, antes, nossos movimentos eram regidos de acordo com instituições. Em outras palavras, nossa sociedade podia ser considerada a “sociedade da disciplina”. Agíamos de acordo com as regras impostas. Nossa motivação (motivo para ação) estava relacionada a algum tipo de hierarquia. Atualmente, na visão de Byung, somos regidos por um senso de realização. Nossas ações visam atingir metas que nós mesmos estabelecemos. De uma maneira simplória, somos nossos próprios carrascos e isso diz muito sobre como avaliamos as coisas ao nosso redor. Afinal, se somos exigentes com nos mesmos, imagina com os outros (incluindo empresas/produtos/serviços). Temos uma massificação de informações, uma massificação de opções de itens e estamos extremamente exigentes. Essa equação faz com que as marcas tenham muita dificuldade em se destacar na mente dos consumidores.

Como as marcas devem agir?

Não há uma única resposta para essa pergunta. As estratégias e táticas de cada empresa devem estar pautadas no perfil do seu público alvo e – obviamente – visar seus objetivos. De qualquer maneira, o essencial é buscar destacar-se em sua categoria em algum aspecto. Inovar no segmento, estar à frente em algum ponto, ajuda (e muito) a ganhar a concorrência. Tal inovação pode estar relacionada desde a algum aspecto de produção do item que será vendido (como mudança em um “ingrediente” ou embalagem) até a maneira de se comunicar. Existem muitas possiblidades. O importante é encantar o consumidor, muito mais do só superar as expectativas. Trazer esse encantamento que fará com que a marca se destaque. Precisa de ajuda para destacar-se na mente do seu público alvo? Basta mandar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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