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Ponto de venda: como otimizar as vendas

Ponto de venda é todo lugar que o produto fica exposto. Essa é a definição mais simples. Como a exposição do item interfere na sua venda? Como otimizar os resultados? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.

O que é ponto de venda?

Por definição, é qualquer ambiente que propicie a venda de itens. Nesse sentido, entendemos que um e-commerce também é um PDV. Obviamente, as ações para atrair e converter clientes em um ponto de venda digital são diferentes do físico, mas os objetivos serão os mesmos.

Qual a relevância?

Boa parte das decisões de compra (alguns especialistas dizem 80%) são tomadas dentro do ponto de venda. Isso significa que, mesmo após massiva divulgação, muitas vezes o cliente bate o martelo quando chega na loja. Então, o que faz converter? Existem muitos aspectos que influenciam o cliente a, de fato, abrir a carteira. Seguem alguns indicares de desempenho de ponto de venda físico: 1. Posicionamento dos produtos no PDV 2. Positivação da categoria em comparação às adjacências 3. Tamanhos, formatos e tipos de gôndola 4. Presença dos produtos nas prateleiras 5. Inventário por SKU Tais indicadores vão garantir que o shopper (ou comprador) encontre o que precisa com facilidade e sinta-se bem no ambiente (tenha uma experiência boa de consumo). A disposição dos itens (posicionamento), por exemplo, precisa ter uma organização lógica. O ideal é que tal organização agrupe itens que atendam necessidades semelhantes do consumidor. Isso acontece em vários mercados, quando, por exemplo, o pano de chão está posicionado ao lado dos produtos de limpeza. Esse ponto afeta diretamente a questão do inventário (ou seja, opções disponíveis, variedade que cliente tem na escolha) e a presença dos itens nas prateleiras. Vamos supor que não tenha – em estoque – quantidade de bucha de lavar louça de determinada marca para ficar exposta. Isso pode gerar uma ruptura, ou seja, o shopper chegou nos produtos de limpeza, viu panos e demais itens, lembrou que precisa também da bucha, mas, ao invés de levar da marca A (que talvez ele até prefira), levou da marca B, porque era a única disponível. A falha na reposição gerou falta de conversão em venda.

Como funciona no ponto de venda digital?

O e-commerce tem KPIs muito relacionados à segurança e facilidade de compra. O cliente precisa se sentir seguro no site ao entrar e não pode ter dificuldade de pesquisar o item, colocar no carrinho e escolher a forma de pagamento. Além disso, ter diferentes formas de pagamento e um frete que não seja abusivo também são pontos bastante importantes. Um adicional, nesse caso, seria colocar (no momento do check-out, de fechar o carrinho) sugestões de compra conjunta (o famoso: quem adquiriu esse produto também comprou este outro). Precisa de ajuda para traçar um planejamento de ajude na conversão de vendas do seu ponto de venda? Basta mandar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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