As redes sociais, ferramentas do Marketing Digital, canais de contato com o público alvo importantíssimos, podem ter um papel de destaque na construção de marcas. Tal declaração é embasada pelo fato de que as redes sociais não só possuem uma boa base de análise do perfil e interesse do público, mas também dão abertura para o diálogo e troca com a audiência.
Nesse artigo, mostramos como a Netflix se comunica com seu público nas redes sociais e, por isso, é um grande sucesso de engajamento.
A importância da boa gestão de redes sociais
De acordo com a pesquisa do IBOPE Mídia de 2010, cerca de 60% da população utiliza as redes sociais. Elas conectam indivíduos superando a barreira geográfica, reúnem grupos de pessoas que possuem as mesmas afinidades e objetivos e ocupam mais de 3h do dia dos brasileiros[1]. Isso indica uma forte relação com esse canal, que, para muitos, tem sido, além de ponto de contato com conhecidos, fonte de informação e relacionamento com empresas.
Alguns consumidores, inclusive, sentem-se mais confortáveis e acolhidos ao solicitar atendimento de determinadas marcas via redes sociais do que pelos meios mais tradicionais, como telefone ou email.
Nesse sentido, para obter destaque na mente do target e construir uma marca de sucesso, saber utilizar as redes sociais de maneira estratégica é extremamente importante.
Como fazer uma boa gestão de redes sociais
Para atingir os objetivos, a gestão de redes socias deve envolver: bom planejamento de conteúdo, segmentação correta de anúncios, análise de performance e excelente atendimento. O atendimento, inclusive, deve ter uma preocupação extra, justamente por esse caráter de criar relacionamento que as redes sociais proporcionam.
Viralizar um conteúdo, por exemplo, atingirá muitas pessoas, mas se o atendimento via redes sociais não estiver preparado para esse impacto, o esforço do planejamento de conteúdo terá sido em vão. Um dos propósitos das redes sociais é criar proximidade.
Essa proximidade do atendimento, aliada à estratégia na abordagem de determinados temas e definição de assuntos a serem tratados, que serão responsáveis pela criação da reputação e marca da empresa por meio das redes sociais.
Cada passo dado na gestão de redes sociais deve ter o objetivo de mostrar o posicionamento da empresa e deixá-lo claro para o público. Isso trará uma construção de marca consistente.
Porque a Netflix é um sucesso nas redes sociais
Bem conhecida por sua atuação nas redes sociais, a empresa posiciona-se de maneira fun, interagindo com o público e fazendo cross de conteúdos extremamente criativos para divulgar temporadas ou novas séries ou filmes que serão lançados.
Por exemplo, para divulgar a estreia de “Stranger Things”, uma série original Netflix, a empresa fez um vídeo com a rainha doa baixinhos, Xuxa, lendo uma carta de uma das personagens. Como a série aborda temas sobrenaturais e passa em meados dos anos 80, o cross com a Xuxa foi muito bem-sucedido. Além da artista ter feito muito sucesso nesse período, houve boatos envolvendo sua boneca e seu disco com questões de satanismo.
O filme aborda esses boatos e outros clássicos da Xuxa (como o “senta lá, Cláudia” e “A Sasha foi alfabetizada em inglês”) com muito bom humor, o que trouxe excelentes resultados em sua publicação nas redes sociais. Só no Youtube, por exemplo, o vídeo teve mais de 2 milhões de visualizações e 5 mil comentários.
Além da criatividade para divulgar novos filmes/séries na plataforma, a Netflix é conhecida por sempre responder as interações que o público faz nas redes sociais, o que torna a marca ainda mais relevante nesse canal.
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[1] Segundo estudo promovido pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite em 2017.
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