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SEO vs SEM: papel de cada estratégia no crescimento do negócio




Já faz algum tempo que estamos acostumados a “dar um google” para basicamente tudo. Desde dúvidas do dia a dia até pesquisa sobre itens que gostaríamos de adquirir ou estamos pensando se compensa investir. Esse comportamento do consumidor - inevitavelmente - reflete na estratégia das empresas, principalmente no que tange o digital. Em outras palavras, uma das maneiras de conquistar bons resultados, aumentando a visibilidade da marca e, consequentemente, aumentando as vendas, é ter o site bem posicionado nos mecanismos de busca, mais precisamente no Google, o principal buscador. Como conquistar a primeira página do Google? Quais estratégias precisam ser feitas para estar no topo do Google? Qual a diferença de focar em SEO e/ou concentrar os esforços em SEM? Qual estratégia funciona melhor? Como cada uma das estratégias interfere no faturamento? Respondemos essas perguntas no conteúdo de hoje.



O que é SEO?

A sigla, em inglês, significa Search Engine Optimization, ou seja: otimização de mecanismos de busca. O que significa isso na prática? Ao pesquisarmos determinada palavra chave e/ou frase alguns sites aparecem entre as primeiras posições no Google. Esses sites (que não estão com a palavra “anúncio” atrelada a eles) possuem uma estratégia SEO. Isso significa que estruturaram o desenvolvimento (parte técnica) e o conteúdo (copy) de modo que os algoritmos dos motores de busca encontrem facilmente o site e o definam como relevante.


Como ter uma boa estratégia de SEO? O buscador ranqueia página por página, então, é possível que determinado site tenha um blog post no topo do Google ao passo que os demais menus do site estejam mais para baixo nos resultados de pesquisa.

Nesse sentido, um dos pilares de SEO é o SEO on page, que significa ter em cada página do site:

  • título otimizado, ou seja, com a palavra chave principal e dentro do limite de caracteres que aparece no buscador;

  • meta descrição, fragmento do código de HTML, um pequeno texto, que aparece logo abaixo do título e do link da página;

  • texto alternativo para imagem, descrição do que tem na sua imagem (normalmente a própria palavra chave);

  • URL amigável com a palavra chave;

  • links internos e externos;

  • conteúdo robusto e atrativo.

Ainda sem citar a parte de desenvolvimento, tão importante quanto o conteúdo, estão os fatores de backlinks (SEO Off-page) e a permanência do usuário na página. Os backlinks fazem parte de um trabalho do departamento de Relações Públicas, pois indicam a quantidade de vezes que o site da empresa foi citado por outros sites. Ao ser indicado por outro site (principalmente por sites de grande relevância), o Google entende aquele site como importante. Paralelamente a isso, a quantidade de vezes que o site é clicado (ao aparecer nas pesquisas) e permanência do usuário nas páginas reforça a robustez do conteúdo apresentado.

Já no aspecto técnico, de desenvolvimento, o site precisa ter um conjunto de otimizações estruturais, desde aspectos como velocidade, passando por rastreabilidade de páginas e árvore de links até segurança.


O que é SEM?

SEM significa Search Engine Marketing, ou seja, Marketing dos Mecanismos de Busca. Trata-se da estratégia global para otimizar os sites e deixá-los no topo dos buscadores. o SEM é dividido entre SEO (detalhado acima) e links patrocinados.

Para patrocinar um link e aparecer no topo do Google de maneira paga (e não orgânica, como o SEO) é preciso usar uma plataforma chamada Google Ads. Nessa plataforma, é feito um leilão de palavras chave e/ou termos de pesquisa. As marcas definem quais destes elementos devem ser mais buscados por suas personas (de acordo, obviamente, com os objetivos da empresa) e inserem um valor que vão investir por dia, fazendo as segmentações desejadas (como local, perfil do público, entre outras).

Quando esses termos são pesquisados, o site fica em destaque no início e no fim de uma página com aviso de anúncio. Tal anúncio é chamado de Rede de Pesquisa.


SEO vs SEM: qual é melhor? O ideal é combinar as estratégias, pois o SEO, apesar de ajudar a consolidar a marca (além de aumentar a visibilidade), tem um timing para dar resultado. Para conquistar o espaço de maneira mais rápida, é ideal agilizar o processo com links patrocinados.


Precisa de ajuda para traçar uma estratégia de SEO e/ou SEM para sua empresa de maneira personalizada? Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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