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Marketing e vendas: como se complementam?

Marketing e Vendas, dois lados da mesma moeda. Tanto o departamento de marketing, quanto o departamento comercial, possuem um objetivo em comum: aumentar o faturamento. Entretanto, cada um procura alcançar essa meta de formas diferentes. Muitas vezes, o time de vendas foca no preço, enquanto o Marketing visa construir uma imagem diferenciada para a empresa.

Como integrar as duas áreas para conquistar bons resultados? Leia esse artigo até o final.


Por que unir marketing e vendas?

A resposta para essa pergunta é muito simples: as duas áreas, quando interligadas, aumentam – em média – de 10 a 15% do faturamento, segundo um estudo realizado por Neil Rackman e Kotler.

Como vai funcionar essa integração?

Compartilhar informações/insights é um bom começo. O comercial precisa estar ciente das campanhas que o marketing está fazendo e o marketing precisa formatar a estratégia pensando nas rotas que o departamento de vendas vai seguir.

Por exemplo, quais produtos/serviços a equipe comercial está colocando mais energia? O Marketing pode associar esse esforço a uma campanha para ajudar o que está sendo feito. Quais conteúdos estão nas redes sociais essa semana? O foco da comunicação está em qual produto e com qual tipo de abordagem? Vendas utiliza desse embasamento para conseguir melhores argumentos com o cliente no momento de fechar negócio.


Qual o passo a passo para conseguir unificar marketing e vendas?

Cada empresa vai encontrar a melhor maneira para conseguir que os departamentos se complementem, mas existem dois pontos que todas as empresas deveriam aplicar:

  1. Reuniões periódicas entre as equipes

Marketing e Vendas precisam se considerar parceiros, companheiros de jornada. Para isso, os times devem unir forças. Deixar reuniões periódicas pré agendadas pode ajudar muito no planejamento das estratégias. Essas reuniões devem fornecer insumos para as ações que serão executadas pelos dois times e o cronograma dessas ações, alinhando tudo o que for feito entre os departamentos. O insight de cada profissional é essencial para validar os resultados e aprimorar a rota quando necessário. A visão que cada time tem do cliente e as sugestões fornecidas é extremamente positivo para o faturamento da empresa.

  1. Unifique informações/dados

Disponibilizar as informações do universo digital e todos os demais dados que o Marketing tiver para o Comercial é excelente para fomentar as decisões que serão tomadas em conjunto.  É muito importante que todos tenham acesso ao máximo de conteúdo possível para formatar o planejamento.

Colocar em prática os dois itens citados acima é extremamente simples e não requer um investimento extra. Nesse sentido, o start desse complemento pode ser imediato e os resultados serão bem eficazes.

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